Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
Busca avançada
Ano de início
Entree
X

Criar um alerta por e-mail


Novos resultados para a sua pesquisa em seu e-mail, semanalmente.

Seu e-mail:

Tamanho do e-mail:



Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Refine sua pesquisa
Pesquisa
  • Uma ou mais palavras adicionais
  • Tipo de organização conveniada
  • Situação
  • Colaboração no país
  • Colaboração - cidade de origem
  • País do acordo
  • Publicações científicas
  • Instituição Sede
  • Área do conhecimento
  • Ano de início
  • Ano de término
  • Programas de Pesquisa direcionados a Aplicações
  • Acordo de Cooperação
  • Projetos de Pesquisa
  • Ano de vigência
Excel (CSV)  
|
10 resultado(s)
1
Resumo

A utilização de energia renovável, como a proveniente do sol, é considerada uma alternativa viável ao consumo excessivo de combustíveis fósseis. Entretanto, a utilização de energia renovável em grande escala ainda é um desafio devido à sua intermitência. Uma solução para resolver a falta de correspondência entre demanda-consumo é a obtenção de combustíveis provenientes de fontes totalmente renováveis, que possam ser gerados a partir de matérias-primas abundantes, como CO2 e H2O, usando como insumo energético a energia elétrica obtida de fontes renováveis. O estudo de semicondutores e a presença de co-catalisadores multifásicos são estratégias interessantes para projetar fotocatalisadores e fotoeletrodos ativos para obtenção de combustíveis renováveis. Neste contexto, este projeto propõe a preparação de óxidos (TiO2, CuO, BiVO4), calcogenetos (CuGaS2, Sb2S3, SnxSbySz, WS2, MoS2) e perovisktas híbridas e inorgânicas, por diferentes rotas sintéticas, e avaliar o efeito de dopantes frente à atividade fotocatalítica para water splitting e redução de CO2. A obtenção destes materiais será realizado pelos alunos de iniciação científica, alunos da pós-graduação (mestrandos e doutorandos) e pós-doutorandos, sob supervisão da proponente e com a infraestrutura existente no Laboratório de Materiais Nanoestruturados Fabricados Eletroquimicamente (NANOFAEL). (AU)

Resumo

The Centre of Excellence for Research in Sustainable Chemistry (CERSusChem) is an initiative of researchers at the Chemistry Department of the Federal University of São Carlos, aiming to promote the development and implementation of green and sustainable chemistry and related technologies. The Centre, is formed by 18 faculty members of 5 different Public Universities (UFSCar UNICAMP, USP-Ribeirão Preto, UNESP and UFSC), all of them with ongoing projects in the area herein proposed and with well-established national and international research collaborations. The expertise in the area by this team has allowed a continuous work productional the state of the art and justifies the creation of the Centre. The members of the CERSusChem have come together and defined a series of challenges, over-arching goals as long-term directions of research and integrative activities of the Centre. The proposal features novel strategies from across pharma, biotech and academia to meet current challenges in organic synthesis focused in the principles of sustainable chemistry, such as solvent free approach or bio- solvents; merging organocatalysis and multicomponent reactions; nanomaterials; biocatalysis; and new models for protein ligand assays. The education and knowledge dissemination action plan encompasses changeling approaches focused in all segment of society. A special attention will be given in producing experimental training focused in qualified industry worker and secondary school teacher. The dissemination of knowledge will be fulfilled by the use of suitable tools such as web, games, TV, workshops, courses, visit, video lectures and open-house. Association with Science communication experts will furnish this diversity of tools including educational materials for basic and intermediate students. The technology transfer is an integrated part of this proposal and a master goal of this Centre. To meet this aim collaborative work with industrial partner will be pursued in a flexible manner in order to respond to our partners' necessities. The collaborative enterprise will be carried out with both public and productive sectors, particularly national and international pharmaceutical companies, biotechnology industry, and research institutions dedicated to human health. (AU)

Resumo

O objetivo da ISE é servir a comunidade eletroquímica em todo o mundo e também a comunidades de disciplinas afins através do avanço da ciência e da tecnologia eletroquímica, a disseminação do conhecimento científico e tecnológico, e promoção da cooperação internacional. Uma das maneiras de difusão desses conhecimentos é por meio de eventos científicos promovidos pela Sociedade, em que tópicos abrangentes ou mais específicos relacionados com a Eletroquímica são discutidos.Em Angra dos Reis, o evento se dará no Resort Ecológico de Vila Galé, de 22 a 26 de março de 2015. O evento contará com um conjunto de especialistas renomados que proferirão palestras sobre os temas-chave (keynote lectures) que apresentarão o estado-da-arte dos temas. Várias palestras convidadas também estão previstas e focarão em pesquisas específicas. Além disso, haverá sessões de apresentações de trabalhos na forma oral e na forma de painéis que possibilitarão a todos os inscritos exporem seus resultados de pesquisa e suas contribuições para o avanço da área.No publico-alvo se inclui pesquisadores de universidade, institutos de pesquisa e de empresas que se beneficiam das propriedades eletroquímicas dos materiais de carbono. Estudantes de pós-graduação e de graduação envolvidos em pesquisas nesses temas são também os beneficiários do fórum de discussão. Assim como é esperado que haja a participação de pessoal de empresas que visam inovações com alta tecnologia. Neste evento está previsto a participação de cerca de 250 pessoas entre estudantes de pós-graduação, pesquisadores e professores de diferentes países. (AU)

Resumo

O evento constará de 4 (quatro) conferências plenárias, com duração de 1 (uma) hora proferidas pelos seguintes pesquisadores, indicados pelos membros da comissão científica:1)Edson Antonio Ticianelli - Professor Titular do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo, Brasil.2)Ana Maria Coelho Ferreira de Oliveira Brett - Professor associado com agregação da Universidade de Coimbra, Portugal.3)Juan Miguel Feliu Martinez - Professor da Facultad de Ciencias de la Universidad de Alicante, Espanha.4)Ernesto Julio Calvo - Professor Titular da Universidade de Buenos Aires, Argentina.Haverá ainda 32 (trinta e duas) miniconferências, com duração de 30 (trinta) minutos, proferidas por pesquisadores seniores, os quais serão indicados pela comissão científica e comissão organizadora. Nessas miniconferências os palestrantes deverão apresentar uma visão geral dos trabalhos diverso trabalhos em que ele é autor e que estão inscritos no evento em um determinado tema. Um cuidado neste tópico, assim como nas demais atividades do congresso, é a distribuição igualitária entre os pesquisadores dos diferentes países, guardando as proporções de pesquisadores ativos na área de eletroquímica.Serão realizadas 4 (quatro) sessões coordenadas em paralelo de apresentação de trabalhos na forma oral, com duração de 20 (vinte) minutos cada apresentação. O número estimado é de 208 (duzentos e oito) apresentações orais. Esses trabalhos serão estabelecidos por dois critérios, sendo o primeiro, a própria escolha dos autores (opção na inscrição por apresentação oral ou em painel) e o segundo, a análise pelo comitê científico dos resumos levando em conta a atualidade do tema e a previsão do impacto nos participantes. Os demais trabalhos serão distribuídos em 3 (três) sessões de painéis, com duração de 1h:30 min. (AU)

Resumo

Embora células solares altamente eficientes já tenham sido fabricadas usando monocristais de semicondutores, como Si, GaAs, e InP, é amplamente conhecido que o uso em grande escala de sistemas fotovoltaicos de energia só é rentável quando estes apresentam baixo custo, alta eficiência e estabilidade. Com este intuito, iniciou-se o desenvolvimento de células solares de filme finos policristalinos. O uso de filmes finos pode levar a uma menor dependência de materiais semicondutores caros, possibilidade de dispositivos fotoelétricos alternativos e aumento da taxa de conversão da luz em eletricidade. A eletrodeposição vem sendo considerada como um método alternativo para a obtenção de filmes finos de semicondutores principalmente com o desenvolvimento de métodos analíticos que permitem a determinação da composição, estrutura e morfologia em tempo real dos eletrodepósitos permitiu. A maioria dos artigos da literatura trata da eletrodeposição de semicondutores binários e alguns poucos de sistemas ternários, entretanto, há diversos sistemas ternários e binários que têm um amplo espectro de aplicação em sistemas optoeletrônicos e ainda foram poucos explorados, como o caso do composto de telureto de cádmio e zinco (Cd1-x ZnxTe), seleneto e telureto de zinco (ZnSe, ZnTe). Deste modo, o objetivo geral deste projeto é estudar o processo de eletrodeposição de filmes binários de ZnSe e ZnTe pela técncia de deposição epitaxial de multicamadas (ECALE) em condições de deposição em regime de subtensão (DRS) e codeposição simultânea dos elementos. Os filmes ternários serão obtidos em condições de deposição simultânea dos três elementos a sobrepotenciais, pela técnica potenciostática e de pulso de potencial. Os filmes obtidos serão tratados termicamente para melhorar a cristalinidade do material. Após a otimização das condições de deposição os filmes serão caracterizados quando a sua morfologia, composição, microestrutura e propriedades optoeletrônicas, com o uso de técnicas de microscopia eletrônica de varredura (MEV), força atômica (AFM), transmissão (MET), difração de raios X (DRX), espectroscopia de energia dispersiva (EDS), espectroscopia fotoeletrônica de raios-X (XPS), espectroscopia de absorção de raios-x dispersivo (EXAFS) e medidas ópticas e de fotoeletroquímica. Procurar-se-á correlacionar estas propriedades ao número de camadas de cada um dos componentes dos filmes binários e a composição e espessura para o caso dos filmes ternários. Desse modo, espera-se obter á filmes semicondutores nanoestruturados com propriedades optoeletrônicas controladas, como band gap e tipo de condução (n ou p). (AU)

Resumo

o evento contará com palestras convidadas,sessões coordenadas com apresentações orais de 20 minutos todos os dias do evento e três sessões de posteress. Palestras convidadasPhilippe Marcus- University Pierre and Marie CurieSannakaisa Virtaen - University of Earlangen Patrik Schumuki - University of EarlangenMario G. Ferreira- University AveiroVincent Vignal- University of BourgogneKemal Nisancioglu - NSTUapresentações orais e posters no temasSessions1) Growth and Characterization of Passive Films 2) Modeling and Simulation3) Passivity of Semiconductors4) Electronic properties of Passive Films5) Porous Anodic Oxides: (Nano)structure and Applications6) Passivity Issues in Biological Systems 7) Passivity Breakdown and Localized Corrosion8) Passivity Issues in Stress Corrosion Cracking and Tribocorrosion 9) Surface Modifications for Coating Improvement 10) Passivity in Bio-Fuels and Petrochemical Environment 11) Passivity Issues in Power Plants 12) High Temperature Oxide Formation and Descaling in Fabrication Processes 13) Passivation Treatments 14) Passivity Issues in the Chemical and Food Industry (AU)

Resumo

A aplicação de filmes eletrodepositados em sistemas tecnologicamente cada vez mais avançados leva a necessidade de um estudo mais aprofundado sobre alguns sistemas que já são comercialmente conhecidos como o de Sn-Zn. Estes estudos devem ser direcionados para as diferentes etapas do processo de eletrodeposição como a compreensão do processo de nucleação, a cinética de crescimento e cristalização bem como um levantamento de suas propriedades físicas, tais como: morfologia, estrutura, cristalinidade e química, como composição, resistência a corrosão, propriedades eletrocatalíticas, etc.. Com o objetivo de entender os processos de eletrodeposição de metais e ligas venho estudando diversos sistemas tais como mencionado anteriormente. Com a orientação de diversos alunos em mestrado e iniciação científica e hoje também em doutorado pude constituir um grupo que tem conseguido resultados bastante interessantes e que levam a uma contestação dos resultados da literatura como no caso das ligas de Fe-Mo e Ni-Mo que pudemos demonstrar por XPS que os depósitos formados nem sempre estão na forma metálica, mas que em algumas condições se tem um compósito que é uma matriz de óxido com uma pequena quantidade de liga. Nos diversos sistemas por nós analisados vemos que ainda há muito para se investigar de modo a entender os fenômenos que ocorrem durante a descarga dos íons sobre a superfície e como isto influência nas propriedades do filme formado. Um dos aspectos que nos interessa é um estudo da influência dos parâmetros como composição do banho, pH e densidade de corrente na composição e morfologia dos depósitos. Neste contexto escolhemos para ser estudado neste projeto os sistemas de Co-Mo, Fe-Ni-Mo e Fe-Ni-W pelos resultados anteriores já obtidos com os sistemas binários de Mo. O outro sistema escolhido a ser avaliado é o da liga Sn-Zn, por se tratar de um sistema em que os metais têm potenciais de deposição distintos o que permite o uso da técnica de dissolução anódica para análise dos depósitos. Neste contexto estas ligas serão avaliadas quanto a cinética de seu processo de deposição e nucleação e crescimento por técnicas eletroquímicas e quanto sua composição e morfologia por técnicas como XPS, EDX, MEV, AFM e DRX. As propriedades dos depósitos quanto a sua resistência a corrosão de ligas de Sn-Zn e atividade catalítica para a reação desprendimento de hidrogênio para as ligas de Mo também serão estudadas. (AU)

Resumo

Este projeto propõe estudar o processo de eletrodeposição de ligas de Fe-Mo, Co-Mo e Ni-Mo. A deposição destas ligas ocorre por codeposição induzida e o Mo não se deposita sozinho na forma de metal, mas pode ser codepositado na presença de elementos do grupo do ferro. Mo individualmente só deposita como óxido e nas ligas como Fe-Mo, Co-Mo, Ni-Mo o molibdênio está na forma metálica. O mecanismo de deposição destas ligas e, conseqüentemente, uma explicação para os fenômenos observados, ainda não está totalmente elucidado. Portanto um estudo sobre a relação entre a composição, microestrutura e suas propriedades catalíticas ou magnéticas não foi realizado. Portanto o objetivo deste projeto é estudar o processo de eletrodeposição de ligas do grupo do Fe buscando avaliar o processo cinético de formação das ligas e associar a composição dos depósitos com suas propriedades. Dos sistemas mencionados os sistemas Ni-Mo, Fe-Mo e Co-Mo foram escolhidos devido ao interesse tecnológico destas ligas para recobrimentos protetivos, na confecção de eletrodos para produção catalítica de hidrogênio e na preparação de ligas magnéticas. Deste modo estes filmes serão estudados do ponto de vista de seus instantes iniciais (formação dos primeiros núcleos) até seu crescimento de modo a determinar como os parâmetros de eletrodeposição: concentração e pH modificam a microestrutura e composição química dos depósitos. Os depósitos serão caracterizados por difração de raios-X, XPS, MEV e absorção atômica. A atividade catalítica dos filmes obtidos será avaliada frente a RDH em meio alcalino. (AU)

|
10 resultado(s)
1
Exportar 0 registro(s) selecionado(s)
Marcar todos desta página | Limpar seleção